quinta-feira, 4 de março de 2010

Retirado do site do GOA:

Você sabia que o Brasil é um dos maiores produtores de lixo eletrônico do mundo?

Já levamos até um puxão de orelha do pessoal da ONU alertando sobre essa questão. Por isso, decidimos compartilhar aqui na news essa iniciativa do Instituto Sérgio Mota em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo, que localiza os pontos de coleta desse tipo de lixo que estão mais próximos de você.
Veja:
O projeto E-lixo Maps é uma parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e o Instituto Sergio Motta, que disponibiliza ao público um banco de dados de postos de coleta de lixo eletrônico em São Paulo. Desenvolvido pela artista multimídia Martha Gabriel, o site utiliza a plataforma Google Maps para encontrar os locais mais próximos de sua casa que recebem esse tipo de resíduo. Para saber onde você pode descartar seu e-lixo, basta acessar o site e inserir o seu CEP e o tipo de resíduo - baterias, pilhas, celulares, computadores, etc para ter acesso a relação dos locais de descarte mais próximos. Ao longo de seu desenvolvimento, o
projeto também prevê o cadastramento de mais pontos de coleta. Caso o seu estabelecimento não esteja participando, acesse o botão "participe" do menu principal e cadastre-se.

Acesse o site E-lixo Maps e saiba onde descartar o seu e-lixo

http://www.e-lixo.org/index.php?acao=

Motofaixa muda fluxo de trânsito na zona sul

Motofaixa muda fluxo de trânsito na zona sul

Data.: 4/3/2010
Fonte.: O Estado de S. Paulo

O tráfego de veículos na Vila Mariana, zona sul de São Paulo, sofrerá alterações a partir de sábado. As mudanças são necessárias, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), para a adoção da motofaixa no Corredor Vergueiro/Liberdade. A Secretaria Municipal de Transportes ainda estuda restringir ou até mesmo proibir o tráfego de motocicletas na Avenida 23 de Maio, mas essa decisão só será tomada após um período de adaptação ainda sem prazo definido, que dependerá da aceitação do novo corredor pelos motociclistas.
"Somos favoráveis à instalação da faixa, pela segurança que ela representa. Retirar o grande fluxo de motos da 23 de Maio é benéfico para todo o trânsito. Também é um sinal de que a Prefeitura está de olho na situação dos motoqueiros", diz Gilberto Almeida dos Santos, presidente do Sindicato dos Motoboys de São Paulo.
A primeira mudança no viário será a desativação do retorno e da conversão à esquerda existentes na Rua Vergueiro, no sentido centro, na frente da Rua Joaquim Távora. Agora, os motoristas deverão passar pelas Ruas Carlos Petit, Manuel de Paiva e Joaquim Távora para cruzar ou retornar à Vergueiro. A CET vai alterar o sentido de circulação em trechos das Ruas Manuel Paiva e Joaquim Távora. Nesta, o estacionamento de veículos será proibido na quadra entre a Rua Vergueiro e a Manuel de Paiva.
Para "propiciar uma maior capacidade ao fluxo viário", as vagas de Zona Azul na Rua Domingos de Morais e na quadra entre as Ruas Joaquim Távora e Carlos Petit serão retiradas. O órgão de trânsito não informou o número de vagas que deixarão de operar nem se elas serão realocadas pela cidade. A travessia de pedestres na Vergueiro será alinhada com a faixa da Joaquim Távora. Dessa maneira, o caminho para o pedestre será reto. Placas de trânsito indicarão as mudanças no tráfego aos usuários. A CET prevê nova sinalização horizontal na região e a instalação de 22 placas.
A nova faixa de motos vai ligar a região do Ibirapuera, na zona sul, à Praça João Mendes, no centro. O objetivo, segundo a pasta, é retirar os motoqueiros da 23. Em 2008, a Prefeitura instalou uma motofaixa na avenida. No entanto, a ideia durou apenas uma semana, após provocar grandes congestionamentos na região.